Fisioterapia Esportiva
A fisioterapia esportiva é um ramo da fisioterapia voltado para atletas e jogadores casuais que sofreram uma lesão ou problema contínuo. A fisioterapia esportiva é uma forma especializada de fisioterapia projetada para ajudar com lesões ou condições ocorridas durante atividades esportivas. As modalidades incluem tratamento prático e reabilitação. Seja você um atleta profissional ou no início de sua jornada atlética, a fisioterapia esportiva pode ser uma forma de tratamento adequada para você.
A maioria dos centros de fisioterapia oferece ajuda para lidar com diferentes problemas cardiopulmonares. Eles trabalham em maneiras de melhorar os níveis de respiração e resistência dos atletas que lhes permitem realizar suas atividades do dia-a-dia de uma maneira melhor. A maioria dos terapeutas esportivos oferece benefícios quando se trata de tratamento de lesões na medula espinhal, esclerose múltipla, distúrbios neurológicos, etc. Os fisioterapeutas esportivos têm o equipamento e o conhecimento certos para ajudar no tratamento de lesões persistentes, graves e por uso excessivo. Eles desempenham um papel importante no desempenho e na saúde de qualquer desportista.
As atividades esportivas, sejam profissionais ou não, podem causar tensão muscular ou até mesmo lesões graves. Se esses problemas não receberem atenção e tratamento médico adequados, eles podem piorar. No entanto, essas lesões indesejadas podem agora ser aliviadas e impedidas de acontecer novamente através da aplicação da fisioterapia esportiva. Você pode maximizar seu desempenho e prevenir futuras lesões por meio de várias técnicas e exercícios. A fisioterapia esportiva visa ajudá-lo a voltar aos trilhos o mais rápido possível de maneira segura, protegida e eficaz. As condições tratadas pela fisioterapia esportiva diferem desde lesões nervosas, ligamentares ou musculares até outras desordens musculoesqueléticas.
As principais áreas da fisioterapia esportiva incluem
1. Exame e diagnóstico de lesões
2. Identificando a causa de uma lesão
3. Elaboração de um plano de tratamento individualizado
4. Reabilitação
5. Melhoria de performance